Clincorp
Publicações

Avaliação cardiológica para início de atividade física

Postado em 05/12/2017

O risco de um evento relacionado ao exercício físico, como a morte súbita ou infarto agudo do miocárdio, varia de pessoa para pessoa e pode ser alto mesmo na ausência de sintomas. É maior nos indivíduos descondicionados e em exercícios vigorosos.
 
Os principais sintomas que indicam doença cardiovascular são o desconforto torácico, incluindo a dor no peito, falta de ar, palpitações, síncope (desmaio) e inchaço nas pernas. O passado pessoal de infarto, doenças valvares, insuficiência cardíaca, arritmias, implante de marcapasso e desfibriladores, sopros ou alterações dos níveis de pressão arterial é de grande importancia na avaliação pré exercício físico. 
 
Nos pacientes assintomáticos e sem história prévia de doenças ou sintomas cardiovasculares, é possível estimar o risco cardiovascular pelas características individuais, como idade e sexo, pelos hábitos de vida, como tabagismo e uso de drogas, e pela história familiar de cardiopatias.
 
Candidatos a participar de exercícios físicos devem ser obrigatoriamente submetidos à uma triagem para que se possa detectar sintomas ou fatores de risco para doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas. A triagem pode ser realizada através de aplicação de questionários específicos de auto-avaliação com o objetivo de identificar indivíduos portadores de cardiopatias ou fatores de risco para doenças cardiovasculares.
 
A avaliação cardiológica permite a detecção de doenças cardiovasculares assintomáticas ou pouco sintomáticas e seu diagnóstico além do tratamento das doenças já estabelecidas, permitindo assim a definição de limites individuais.
Consulte seu cardiologista e bom treino!

Outras Publicações

  • Fale por telefone

    35 3522-7700

    35 9 9176-8011

  • Faça-nos uma visita

    Rua José Merchioratto, 174, 1°andar (Térreo)
    Passos, MG

  • © 2021 CLINICORP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.