Clincorp
Publicações

Sopro Cardíaco

Postado em 19/03/2018

        

       O sopro cardíaco é, em algumas vezes, a única manifestação clínica de doenças cardíacas graves. Por outro lado, é um achado comum em pacientes sem cardiopatia instalada, podendo inclusive ser desencadeado pela repercussão, no coração, de doenças não cardíacas como a anemia.
        O sopro é um som anormal auscultado pelo médico durante o exame físico do coração. O fluxo sanguíneo normal dentro do coração se dá através da passagem do sangue por compartimentos divididos pelas válvulas que funcionam como portas, abrindo e fechando, com a emissão de um som característico popularmente conhecido como “Tum tá” e que a grosso modo pode ser entendido como o fechamento das válvulas.
        Quando o sangue sofre alguma turbulência na sua passagem pelo coração  tem-se a formação de uma vibração sonora adicional ao “Tum tá” a qual conhecemos como o sopro cardíaco. Isso pode se dar pela maior velocidade de passagem do sangue pelo coração, como acontece na anemia e em doenças da tireoide, bem como quadros infecciosos graves. O atrito do sangue em alguma válvula calcificada ou com o orifício de passagem do sangue estreito, como as doenças relacionadas ao envelhecimento da válvula ou pela febre reumática, também pode gerar sopro, assim como doenças que dilatam o coração e afastam os folhetos de uma determinada válvula promovendo um refluxo de sangue de um compartimento ao outro de forma muito rápida e turbulenta, como em alguns casos da Doença de Chagas e Infarto Agudo do Miocárdio.
        A avaliação cardiológica permite o diagnóstico correto do sopro, a avaliação de sintomas, a indicação dos exames necessários e o início do tratamento correto.

Consulte seu cardiologista!

Outras Publicações

  • Fale por telefone

    35 3522-7700

    35 9 9176-8011

  • Faça-nos uma visita

    Rua José Merchioratto, 174, 1°andar (Térreo)
    Passos, MG

  • © 2021 CLINICORP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.