Clincorp
Publicações

Eletrocardiograma ou Ecocardiograma

Postado em 18/03/2018

É muito comum a dúvida do paciente sobre um determinado achado que não foi encontrado no eletrocardiograma e posteriormente visto no ecocardiograma. O que acontece é que são exames diferentes entre si, com objetivos muitas vezes distintos na prática clínica. O eletrocardiograma se destina a avaliação elétrica do coração, mostrando arritmias, número de batimentos por minutos, bloqueios, presença de marcasso, podendo também sugerir aumento do coração.

Por outro lado, o ecocardiograma é um exame com avaliação mais focada na parte mais estrutural do coração como o tamanho das câmaras cardíacas, aspecto e funcionamento das válvulas do coração, condições da contração cardíaca e avaliação da parte interna e externa do coração como na presença de coágulos dentro do coração ou inflamação da membrana que reveste o coração. 


Os dois exames são valiosos e, associados a entrevista médica e o exame físico, oferecem dados importantíssimos no cuidado com a saúde do coração. O cardiologista define durante a consulta a necessidade dos exames complementares e orienta o paciente nas suas dúvidas.


Consulte seu cardiologista! Agende uma consulta.

Outras Publicações

  • Fale por telefone

    35 3522-7700

    35 9 9176-8011

  • Faça-nos uma visita

    Rua José Merchioratto, 174, 1°andar (Térreo)
    Passos, MG

  • © 2021 CLINICORP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.