Clincorp
Publicações

Medida Isolada da Pressão Arterial e Diagnóstico de Hipertensão Arterial: Existe diferença?

Postado em 06/12/2017

Resultado de imagem para sağlık hizmetlerinden yararlanma yolları
 
A pressão arterial apresenta grande variação conforme a atividade exercida durante os períodos do dia. Uma pessoa que está correndo pode apresentar níveis pressóricos elevados sem obrigatoriamente ter o diagnóstico de pressão alta, sendo parte de uma adaptação do corpo à maior demanda proporcionada pelo exercício e a pressão pode manter-se dentro da normalidade após interrompido o esforço. Da mesma forma, dor, ansiedade, stress, consumo de café e cigarro também podem elevar transitoriamente os níveis pressóricos.
 
A medida adequada da pressão é o principal fator para definir o diagnóstico. Assim, ela deve ser realizada em um ambiente tranquilo, com repouso absoluto de aproximadamente 5 minutos, sem a pessoa ter realizado atividade físicana última hora, sem ter consumido café, alimentos ou cigarro nos últimos 30 minutos, sem a bexiga estar cheia e por meio de aparelhos bem calibrados e de tamanhos adequados. A pessoa deve estar sentada de forma confortável, com os pés apoiados no chão e o braço na altura do coração. Mesmo assim, muitas vezes é preciso mais de uma medida, em momentos diferentes, para definição do diagnóstico. A pressão arterial pode, portanto, apresentar valores elevados em pacientes não hipertensos. 
 
A avaliação cardiológica permite o correto diagnóstico e tratamento, possibilitando assim, redução do risco cardiovascular através do início do tratamento se necessário e traquilização daqueles não hipertensos que apresentaram apenas medidas isoladas elevadas.
Consulte seu cardiologista!

Outras Publicações

  • Fale por telefone

    35 3522-7700

    35 9 9176-8011

  • Faça-nos uma visita

    Rua José Merchioratto, 174, 1°andar (Térreo)
    Passos, MG

  • © 2021 CLINICORP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.